Interior

Polícia Científica descarta falha mecânica como possível causa de acidente na Serra da Barriga

Ônibus caiu de ribanceira de 400 metros matando 20 pessoas, em União dos Palmares

Por Tribuna Hoje com Agências 18/07/2025 14h22 - Atualizado em 18/07/2025 14h35
Polícia Científica descarta falha mecânica como possível causa de acidente na Serra da Barriga
Laudo aponta suposta inexperiência do condutor - Foto: Assessoria

Foi descartado nesta sexta-feira (18), pela perícia da Polícia Científica a hipótese de falha mecânica como causa do acidente com o ônibus que matou 20 pessoas e deixou dezenas feridas na Serra da Barriga, em União dos Palmares, interior de Alagoas.

A informação foi passada pela equipe de peritos criminais responsáveis pela análise do veículo, em coletiva à imprensa hoje.

Os peritos realizaram o pronunciamento 13 dias depois que foi encerrado a operação para retirada do veículo do barranco na serra. Militares do Corpo de Bombeiros, agentes das Polícias Civil e Científica, além de funcionários de uma empresa terceirizada, participaram da ação.

O transporte ficou cerca de seis meses preso depois de despencar da Serra da Barriga. Foram utilizados guinchos e cabos de aço no içamento do ônibus. A ação foi para garantir uma perícia mais completa do trágico acidente.

"Haja vista que havia sido descartada morfologia da pista e causa ambiental como determinante para o acidente, e agora também descartada a hipótese de falha mecânica, sobra a questão de condução. Temos duas perguntas a responder: por que o veículo parou naquele local? Por que ele desceu?", falou o perito Marcelo Velez.

Ainda conforme o especialista, não foi constatado nenhuma folga, nem quebramento ou tampouco inadequação dos sistemas de transmissão, mais requisitados em subida.

Velez disse que resta apenas afirmar que aquilo aconteceu por imperícia ou motivação pessoal, como inexperiência do motorista em parar naquele ponto.

O acidente aconteceu no dia 24 de novembro de 2024, o ônibus transportava 48 pessoas para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, caiu em uma ribanceira de 400 metros, e o acidente causou a morte de 20 pessoas.

Os passageiros estavam indo par o projeto Pôr do Sol na Serra, um evento com vasta programação cultural.